domingo, 6 de dezembro de 2009

RELATÓRIO DA OFICINA IV TP4 - pag 124.

ESCOLA M.E.F.M. “Dr. INÁCIO DE SOUSA MOITA”

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA

PROF. ANTONIO DE PAULA.

TURMA: 8º ANO “E”


Total de aluno matriculados: 40 existentes/ativos: 18


GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA

Avançando na Prática - Oficina IV – TP4 Pag. 124

RELATÓRIO

1 - Assunto: Mergulho no texto.


1.1 seção 1: por que e para que perguntar


2 - Objetivo: Reconhecer as várias funções e formas de perguntas, na ajuda do aluno.


3 - Metodologia: Esta oficina aconteceu em três momentos e da seguinte forma:

- A turma foi dividida em 04 grupos, dentro do grupo foi sugerido que elegesse um líder;


- Formados os grupos e escolhido o líder, foi escrito na lousa, pelo prof. o título do texto “Admirável mundo louco” de Ruth Rocha, e pedido que cada aluno apresentasse para seu grupo uma hipótese para o título do texto – o grupo deveria avaliar cada hipótese e escolher a que mais se aproximava com título – foram selecionadas as seguintes hipóteses:

- Um mundo com destruição;

- um mundo muito louco;

- nuvens de algodão;

- as pessoas que destroem a natureza.


E ouve, ainda, alguns relatos feitos oralmente que não foram relevantes para nenhum dos grupos nem para o docente.


No dia seguinte:


- Os grupos foram reintegrados e recomeçamos com a leitura do texto e elaboração das questões;

- Antes das questões cada aluno/grupo leu o texto o pode observar qual sua relação com as hipóteses levantadas sobre o texto na aula anterior;

- Cada aluno integrante de um grupo deveria elaborar 03 questões e o grupo elegeu as 03 melhores para análise;

- As questões foram analisadas pelo professor e feitas as alterações/intervenções necessárias;

- Depois de escolhida a questões foi realizado um sorteio entre os líderes das equipes para que um grupo respondesse as 03 questões do outro, e assim foi feito, mas somente na aula seguinte.


- No dia seguinte as equipes foram recompostas e começaram a discussão em torno das perguntas dos colegas;

- Começaram então a responder as questões – um grupo respondia as questões do outro grupo;

- Cada grupo deveria responder de forma coesa e precisa as questões de seus colegas. E foi isso que aconteceu;

- Na aula seguinte realizamos uma produção de texto versando sobre: “de que forma poderíamos contribuir com o planeta para, num futuro bem próximo pudéssemos viver num mundo melhor”.


Analise dos resultados


Os resultados quanto à compreensão do texto foi positiva. Como foi uma atividade em grupo o resultado foi o esperado, todos os grupos alcançaram plenamente os objetivos propostos. Houve uma interação muito boa entre os integrantes das equipes, todos participaram ativamente de todas as etapas das atividades.

No final da oficina eles mesmos fizeram uma avaliação e disseram que foi uma das melhores até o presente momento, pois houve um entendimento e uma compreensão completa da nossa proposta de trabalho.

Mas apesar de ter tido toda essa compreensão, pude perceber que o nível das perguntas que eles fizeram em relação ao texto “Admirável mundo louco” foram superficiais, não houve um mergulho nas entrelinhas do texto, por isso a facilidade nas respostas dadas. Mas como foi a primeira atividade nesses moldes podemos dizer que o resultado foi satisfatório.

A seguir as produções dos grupos. A pergunta é de um grupo e a resposta é de outro.


3 comentários:

  1. Olá professor Antonio,


    Sim, as perguntas elaboradas pelos alunos ficaram na superfície, mas é um começo. É preciso aproveitar perguntas como as elaboradas por eles e, a partir delas, fazer perguntas a eles e aguardar pelas respostas. Após essas, fazer outras e ir aprofundando na "cobrança" de respostas mais profundas.
    Não há outro jeito diante de questões como as formuladas, isso porque o aluno tem ficado muito na superficie quando faz a leitura e então se a leitura é na superficie, não tem como mesmo existir perguntas que não fiquem na superficie.
    Como você disse, é um começo. Em outras situações se os alunos fizerem questões como essa, faça perguntas com base na deles, mas aprofundando. Essa deverá ser uma atividade com toda a classe e as questões ficam melhor se anotadas no quadro. Você, não sei se o calendário permite para esse ano, também pode aproveitar essas perguntas que já foram feitas, colocá-las no quadro e a partir delas ir "instigando" os alunos a fazer outras.


    Bom, agora vou para a "cobrança". Meu caro professor, por favor, não esqueça de elaborar o relatório com base nessas questões que novamente reitero.

    As questões que deverão compor a elaboração/criação dos relatórios, são:
    1º) Para qual série você aplicou essa atividade? Qual TP? Qual Avançando na Prática?
    2º) Como você planejou a atividade?
    3º) Que dificuldades teóricas você encontrou? Como você fez o recorte da teoria apresentada?
    4º) Que dificuldade de aplicação encontrou?
    5º) Que soluções encontrou para essas dificuldades?
    6º) A que resultados positivos você e seus alunos chegaram?
    7º) Como você avalia o alcance de seus objetivos?
    8º) Você teve oportunidade de discutir essa prática com seus colegas ou com seu coordenador? Como vocês avaliaram os resultados?


    Responder as algumas dessas questões pode ser o caminho de mudarmos algumas coisas. A omissão dos papéis desenvolvidos pelos colegas do escola e pelos coordenadores e orientadores.


    Continue trabalhando, tem sido bom o seu desempenho.


    Até.

    ResponderExcluir
  2. Olá Antonio, tudo bem?

    Estou passando por aqui para saber de você e do Gestar II na sua sala.

    Como está sendo no EJA?

    Até nossa formação em março, será na SEMED/UAB.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oiê, eu de novo!

    Antonio, já não estou mais em Marabá, mas... sabe como é, vim aqui dar uma espiadinha e também dizer que faço votos para que vc continue o trabalho iniciado no ano passado...

    Sei que na EJA é diferente, principalmente a clientela, mas penso que dá para vc usar o material do Gestar II com eles :)

    Fico por aqui e deixo os parabéns pelo seu desempenho no ano passado.


    Um grande abraço e continue somando!


    Até! Qualquer, estou na rede.

    ResponderExcluir