quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Considerações finais sobre a Oficina III - TP4

A 3ª oficina desenvolvida, na minha concepção, foi bastante relevante. Apesar de um pouco trabalhosa, conseguimos fazer com que houvesse uma maior interação entre os alunos, característica da própria atividade, que em alguns momentos foi trabalhada em grupo, diferente das oficinas anteriores, que dependiam exclusivamente do próprio aluno.

Apesar de ser uma turma com inúmeras dificuldades, esse tipo de atividade está despertando o interesse do aluno em participar de todos os trabalhos propostos. Isso é gratificante quando observamos que, mesmo àqueles alunos com dificuldades na linguagem escrita, estão procurando participar cada vez mais e se tornar útil para o trabalho em equipe e, consequentemente melhorar sua desenvoltura.

Parabéns a todos e até a próxima oficina...

Antonio de Paula.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Relatório das atividades - Oficina III - tp4 pag. 80.

Escola: Inácio de Sousa Moita
Disciplina: Língua Portuguesa
Prof. Antonio de Paula
Turma: 8º ano "E"
Avançando na Prática - Relatório da Oficina III

1) Assunto: leitura e processos de escrita

2) Objetivo: reconhecer texto e leitor de significados.

3) Metodologia: esta oficina aconteceu em quatro momentos:

1º momento:
Iniciamos a aula instigando os alunos a falarem sobre sua cidade e seu bairro, com alguns questionamentos:
* O que você mais gosta em seu bairro?
* O que você não gosta?
* Quais são os pontos positivos do lugaronde você vive?
* Quais são os pontos negativos?
* O que você acha que deveria mudar para melhorar sua cidade ou seu bairro?

OBS: quando algum aluno falou sobre algum tipo de poluição, procuramos focar o debate neste assunto, questionando de que forma ele poderia contribuir com a cidade ou seu bairro para que todos pudessem viver em um ambiente mais saudável.

2º momento:
Onde está o significado do texto?

O texto apresentado e distribuido cópias para a turma, foi "Nossas cidades" tp4 pag 76.
* A turma foi dividida apenas em 04 grupos, pois a turma é pequena;
* os grupos separados em ambientes diferentes leram juntos o referido texto e discutiram sobre ele;
* Após algum tempo os grupos voltaram para a sala de aula e expuseram suas compreensões do texto focando um parágrafo, previamente selecionado pelo prof. para cada grupo. (como podemos observar no texto, cada parágrafo retrata um tipo de poluição).

Cont. relatório da Atividade - oficina III TP4 pag. 80

3º Momento da Oficina

Logo após a exposição dos grupos, cada aluno recebeu um questionário e de forma individual responderam lgumas questões propostas para melhoe compreender o texto "Nossas Cidades" (veja as questões na postagem anterior) deixando apenas a última questão, que é prática, para ser desenvolvida pelo grupo.

4º momento:

Na prática:
Esse momento aconteceu na aula do dia seguinte, pois foi solicitado aos alunos que trouxessem material de apoio para a realização da atividade por ocasião da cilminância da oficina, o que de fato aconteceu com sucesso.