sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Relatório de Atividades – Oficina 1 - TP3 pág. 74 (Prof. Antonio)







Escola: Inácio de Sousa Moita
Prof. Antonio de Paula.
Gestar: II

Relatório de Atividades – Oficina 1

A primeira oficina do Gestar II – Língua Portuguesa aconteceu no dia 16/09/09, com a turma 8º ano “E” período noturno. A turma é pequena, possui mais 40 alunos matriculados, mas apenas 25 frequentam às aulas. No dia da oficina havia 23 presentes.
O texto escolhido para a oficina foi a letra, áudio e vídeo da música “Comida” do grupo Titãs. Antes da oficina foi trabalhado o texto “Tecnologia”, uma crônica de Luis Fernando Veríssimo. A oficina ocorreu da seguinte forma:
O laboratório de informática, utilizado também como sala de vídeo, foi escolhido para a aplicação da oficina que foi dividida em quatro momentos;

1º momento: Foi distribuído cópia da letra da canção para os alunos, pedido que eles fizessem uma leitura silenciosa e posteriormente uma outra leitura aberta, enquanto era instalado o data-show;

2º momento: Os alunos ouviram (apenas o áudio) e fizemos uma pequena discussão a respeito do tema;

3º momento: Ao assistir ao vídeo puderam ampliar mais as discussões diante das imagens projetadas no data-show, complementadas com intervenções do professor.

4º momento: Na prática, os alunos puderam registrar, no papel, através da atividade escrita, suas compreensões do texto, ou seja, a letra da música. Puderam perceber qual é a mensagem e para quem é ela destinada, bem como a diferença de estrutura e de sentido desse texto com outros vivenciados em sala de aula.

Indicadores e resultados e expectativas

A atividade proposta teve como objetivo avaliar se o aluno consegue diferenciar os tipos de textos, bem como suas finalidades, ou seja, a função social de cada um deles.

Os resultados encontrados

Para diagnosticar a turma, as avaliações foram divididas da seguinte forma e encontrados os respectivos resultados: (total de alunos: 23)
a) 30% deles (07 alunos) atingiram totalmente as expectativas na atividade proposta;
b) 35% (08 alunos) atingiram parcialmente as expectativas na atividade proposta;
c) 35% (08 alunos) não atingiram as expectativas na atividade proposta.

Observações relevantes

Apesar de ser uma turma do período noturno, em que o índice de evasão escolar é altíssimo, o interesse e o rendimento é muito baixo por diversos fatores, percebeu-se que a oficina foi bastante proveitosa. Apesar dos resultados não terem sido muito satisfatórios, os alunos procuraram se dedicar bastante durante a aula, principalmente por ter como aliado o áudio, o vídeo da canção e o local climatizado.
Foi observado também que 80% dos alunos responderam na atividade escrita que o vídeo facilitou a compreensão da letra da música.

Veja as seguintes atividades:

01 que atingiu totalmente as expectativas
01 que atingiu parcialmente as expectativas
01 que não atingiu as expectativas

4 comentários:

  1. Caro professor Antonio,


    primeiramente quero parabenizá-lo pelo desenvolvimento da oficina. Na minha opinião a música utilizada favorece o nascimento de discussões criticas, por isso a adesão dos alunos em 1/3 da turma. Penso que os demais vão aderir aos poucos, esse tipo de aula é mais dinamica do que a aula expositiva, então, logo terá mais adptos a proposta.

    um outro ponto, é que não consegui identificar qual AVANÇANDO NA PRÁTICA do TP3 foi usado. Peço, dessa forma, que esclareça qual deles e sempre informe a fonte, ou seja, número de página e demais informações bibliograficas.

    ResponderExcluir
  2. Ok.

    Nossa, você pode aproveitar e fazer correções dos meus erros :) --- afinal, "adptos" é de matar!

    até.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, pelo trabalho de vocês!
    A meta e proposta escolar é bem objetiva!
    A educaçâo prevalence as dificuldades.




    Ass: Aluna de Marabá
    RS

    ResponderExcluir