segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Relatório da Atividade - Oficina II (TP3 P.109)

Escola: Inácio de Sousa Moita
Prof. Antonio de Paula Silva

Gestar II – oficina II – TP3 pag 109

Relatório da Atividade

Essa oficina foi bem mais simples e prática em relação a anterior e basicamente todos os alunos absorveram de forma satisfatória o conteúdo proposto, que foi realizar uma descrição de forma oral e escrita. Porém uma boa parcela dessa turma peca muito na organização das ideias, têm problemas de concordância e pontuação em seus textos produzidos.
A tipologia textual estudada previamente foi a narração, em que eles tiveram acesso a histórias de personagens folclóricos e produziram um texto narrativo dentro dessa temática (Lendas Folclóricas).

No dia dessa oficina, lhes foi lido fragmentos do conto “ O drama da geada”, de Monteiro Lobato, com intuito de mostrar-lhes como numa narração pode conter trechos descritivos e vice-versa.
Em seguida a turma foi dividida em dois grupos. Antes, foi escolhido um líder para cada grupo e estes fizeram a escolha, de forma alternada, dos integrantes de suas equipes. Com a turma dividida, começou o jogo de descrição. Também de forma alternada, cada aluno deveria fazer a descrição oral de um objeto, sem falar o nome, apenas as características para seu grupo decifrar. Tudo mediado pelo professor que, previamente selecionou o nome de 20 objetos que era sorteado na vez de cada aluno realizar sua descrição oral para sua equipe.

A atividade foi bastante lúdica, proveitosa e divertida, principalmente quando o grupo demorava a “matar a charada” ou descobrir que objeto seu colega estaria tentando dizer atraves de suas características. Teve um momento que um aluno não conseguiu relatar as características do objeto que era “planeta”. Ele ficou todo confuso e sua equipe ficou angustiada e perderam o jogo. Para essa descrição oral foi estipulado e cronometrado também um tempo, que serveria como critério de desempate, caso todos acertassem todos os objetos selecionados.
Na aula seguinte, partimos do oral para o escrito. Da mesma forma como o aluno descrevera o objeto para o grupo, na aula anterior, agora deveria registrar no papel. Fazer uma descrição de forma detalhada um objeto de valor pessoal, dando-lhe o maior número de características possíveis, somente revelando seu nome no final da atividade, conforme prevê o avançando na prática tp3 p.109.

O resultado, como já foi mencionado, foi satisfatório. Os alunos alcançaram o objetivo da atividade, embora muitos deles estão com outros problemas na escrita, que tentaremos corrigir nas próximas aulas.

Veja a seguir 03 produções postadas, na ordem da maior para a menor quanto ao alcance dos objetivos propostos.

Um comentário:

  1. Prof. Antonio,


    já estou ciente. No entanto ainda não li. Retornarei após dia 2/10.


    até.

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