com base nos textos dos alunos, é possível observar que você tem um longo trabalho pela frente. Demonstrar para os alunos como a gramática pode ser usada a serviço do texto, ou seja, talvez seja o caso de pegar um desses textos e "adequá-lo" a norma culta DEMONSTRANDO os usos dos verbos, como se faz uma concordância e etc. Marcando, principalmente, a questão imagética da palavra.
Minha sugestão é: que o aluno LEIA um texto, depois que o aluno FALE sobre esse mesmo texto com os colegas (um debate? algo assim) e, por fim, que individualmente o aluno escreva sobre o texto lido e discutido. Dessa forma o aluno se vai se familiarizando com a escrita da palavra.
É isso. Quando tiver a próxima postagem, me avise!
Antonio,
ResponderExcluircom base nos textos dos alunos, é possível observar que você tem um longo trabalho pela frente. Demonstrar para os alunos como a gramática pode ser usada a serviço do texto, ou seja, talvez seja o caso de pegar um desses textos e "adequá-lo" a norma culta DEMONSTRANDO os usos dos verbos, como se faz uma concordância e etc. Marcando, principalmente, a questão imagética da palavra.
Minha sugestão é: que o aluno LEIA um texto, depois que o aluno FALE sobre esse mesmo texto com os colegas (um debate? algo assim) e, por fim, que individualmente o aluno escreva sobre o texto lido e discutido. Dessa forma o aluno se vai se familiarizando com a escrita da palavra.
É isso. Quando tiver a próxima postagem, me avise!
Abração e bom trabalho.