segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Relatório da Atividade - Oficina II (TP3 P.109)

Escola: Inácio de Sousa Moita
Prof. Antonio de Paula Silva

Gestar II – oficina II – TP3 pag 109

Relatório da Atividade

Essa oficina foi bem mais simples e prática em relação a anterior e basicamente todos os alunos absorveram de forma satisfatória o conteúdo proposto, que foi realizar uma descrição de forma oral e escrita. Porém uma boa parcela dessa turma peca muito na organização das ideias, têm problemas de concordância e pontuação em seus textos produzidos.
A tipologia textual estudada previamente foi a narração, em que eles tiveram acesso a histórias de personagens folclóricos e produziram um texto narrativo dentro dessa temática (Lendas Folclóricas).

No dia dessa oficina, lhes foi lido fragmentos do conto “ O drama da geada”, de Monteiro Lobato, com intuito de mostrar-lhes como numa narração pode conter trechos descritivos e vice-versa.
Em seguida a turma foi dividida em dois grupos. Antes, foi escolhido um líder para cada grupo e estes fizeram a escolha, de forma alternada, dos integrantes de suas equipes. Com a turma dividida, começou o jogo de descrição. Também de forma alternada, cada aluno deveria fazer a descrição oral de um objeto, sem falar o nome, apenas as características para seu grupo decifrar. Tudo mediado pelo professor que, previamente selecionou o nome de 20 objetos que era sorteado na vez de cada aluno realizar sua descrição oral para sua equipe.

A atividade foi bastante lúdica, proveitosa e divertida, principalmente quando o grupo demorava a “matar a charada” ou descobrir que objeto seu colega estaria tentando dizer atraves de suas características. Teve um momento que um aluno não conseguiu relatar as características do objeto que era “planeta”. Ele ficou todo confuso e sua equipe ficou angustiada e perderam o jogo. Para essa descrição oral foi estipulado e cronometrado também um tempo, que serveria como critério de desempate, caso todos acertassem todos os objetos selecionados.
Na aula seguinte, partimos do oral para o escrito. Da mesma forma como o aluno descrevera o objeto para o grupo, na aula anterior, agora deveria registrar no papel. Fazer uma descrição de forma detalhada um objeto de valor pessoal, dando-lhe o maior número de características possíveis, somente revelando seu nome no final da atividade, conforme prevê o avançando na prática tp3 p.109.

O resultado, como já foi mencionado, foi satisfatório. Os alunos alcançaram o objetivo da atividade, embora muitos deles estão com outros problemas na escrita, que tentaremos corrigir nas próximas aulas.

Veja a seguir 03 produções postadas, na ordem da maior para a menor quanto ao alcance dos objetivos propostos.

Atividade realizada na oficina II (TP3 pág 109)

ESCOLA M.E.F.M. “Dr. INÁCIO DE SOUSA MOITA”
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
PROF. ANTONIO DE PAULA.
ALUNO(A) _____________________________________8º ANO “E”


GESTAR II - Oficina II - – TP3 pág 109

Avançando na prática – atividade:

Escreva um texto descrevendo, de forma detalhada, um objeto de grande valor pessoal para você. Dê o máximo de informações possíveis, mas identifique-o apenas na última linha.


­________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Relatório de Atividades – Oficina 1 - TP3 pág. 74 (Prof. Antonio)







Escola: Inácio de Sousa Moita
Prof. Antonio de Paula.
Gestar: II

Relatório de Atividades – Oficina 1

A primeira oficina do Gestar II – Língua Portuguesa aconteceu no dia 16/09/09, com a turma 8º ano “E” período noturno. A turma é pequena, possui mais 40 alunos matriculados, mas apenas 25 frequentam às aulas. No dia da oficina havia 23 presentes.
O texto escolhido para a oficina foi a letra, áudio e vídeo da música “Comida” do grupo Titãs. Antes da oficina foi trabalhado o texto “Tecnologia”, uma crônica de Luis Fernando Veríssimo. A oficina ocorreu da seguinte forma:
O laboratório de informática, utilizado também como sala de vídeo, foi escolhido para a aplicação da oficina que foi dividida em quatro momentos;

1º momento: Foi distribuído cópia da letra da canção para os alunos, pedido que eles fizessem uma leitura silenciosa e posteriormente uma outra leitura aberta, enquanto era instalado o data-show;

2º momento: Os alunos ouviram (apenas o áudio) e fizemos uma pequena discussão a respeito do tema;

3º momento: Ao assistir ao vídeo puderam ampliar mais as discussões diante das imagens projetadas no data-show, complementadas com intervenções do professor.

4º momento: Na prática, os alunos puderam registrar, no papel, através da atividade escrita, suas compreensões do texto, ou seja, a letra da música. Puderam perceber qual é a mensagem e para quem é ela destinada, bem como a diferença de estrutura e de sentido desse texto com outros vivenciados em sala de aula.

Indicadores e resultados e expectativas

A atividade proposta teve como objetivo avaliar se o aluno consegue diferenciar os tipos de textos, bem como suas finalidades, ou seja, a função social de cada um deles.

Os resultados encontrados

Para diagnosticar a turma, as avaliações foram divididas da seguinte forma e encontrados os respectivos resultados: (total de alunos: 23)
a) 30% deles (07 alunos) atingiram totalmente as expectativas na atividade proposta;
b) 35% (08 alunos) atingiram parcialmente as expectativas na atividade proposta;
c) 35% (08 alunos) não atingiram as expectativas na atividade proposta.

Observações relevantes

Apesar de ser uma turma do período noturno, em que o índice de evasão escolar é altíssimo, o interesse e o rendimento é muito baixo por diversos fatores, percebeu-se que a oficina foi bastante proveitosa. Apesar dos resultados não terem sido muito satisfatórios, os alunos procuraram se dedicar bastante durante a aula, principalmente por ter como aliado o áudio, o vídeo da canção e o local climatizado.
Foi observado também que 80% dos alunos responderam na atividade escrita que o vídeo facilitou a compreensão da letra da música.

Veja as seguintes atividades:

01 que atingiu totalmente as expectativas
01 que atingiu parcialmente as expectativas
01 que não atingiu as expectativas

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

LETRA DA MÚSICA

Comida -Titãs


Bebida é água!Comida é pasto!Você tem sede de que?Você tem fome de que?...

A gente não quer só comidaA gente quer comidaDiversão e arteA gente não quer só comidaA gente quer saídaPara qualquer parte...

A gente não quer só comidaA gente quer bebidaDiversão, baléA gente não quer só comidaA gente quer a vidaComo a vida quer...

Bebida é água!Comida é pasto!Você tem sede de que?Você tem fome de que?...

A gente não quer só comerA gente quer comerE quer fazer amorA gente não quer só comerA gente quer prazerPrá aliviar a dor...

A gente não querSó dinheiroA gente quer dinheiroE felicidadeA gente não querSó dinheiroA gente quer inteiroE não pela metade...

Bebida é água!Comida é pasto!Você tem sede de que?Você tem fome de que?...
A gente não quer só comidaA gente quer comidaDiversão e arteA gente não quer só comidaA gente quer saídaPara qualquer parte...

A gente não quer só comidaA gente quer bebidaDiversão, baléA gente não quer só comidaA gente quer a vidaComo a vida quer...

A gente não quer só comerA gente quer comerE quer fazer amorA gente não quer só comerA gente quer prazerPrá aliviar a dor...

A gente não querSó dinheiroA gente quer dinheiroE felicidadeA gente não querSó dinheiroA gente quer inteiroE não pela metade...

Diversão e artePara qualquer parteDiversão, baléComo a vida querDesejo, necessidade, vontadeNecessidade, desejo, eh!Necessidade, vontade, eh!Necessidade...

Composição: Arnaldo Antunes / Marcelo Fromer / Sérgio Britto

Se preferir, veja o Vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=irzjz3sm17Y

Atividade 1 - gestar II - Língua Portuguesa

OFICINA 1 – GESTAR II

Compreensão de Texto (letra da música “Comida” (Titãs)

1) Quem são os autores dessa música?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2) Cite dois assuntos abordados na letra da música “comida”.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3) Marque um X na única alternativa correta. Essa canção foi produzida nos anos 80, naquela época o país passava por séries crises políticas, mas ela serve muito bem para os dias atuais. Porque?


a) ( ) atualmente ninguém passa fome nem tem problemas de cultura.
b) ( ) tem gente que só quer dinheiro, dinheiro, diversão e arte.
c) ( ) assim como nos anos 80, atualmente há muita gente passando fome não só de comida, mas também de cultura e diversão.
d) ( ) n.d.n. (nenhuma das alternativas

4) Ainda de acordo com a letra da música, na parte que diz: “ bebida é água, comida é pasto. Você tem sede de que? Você tem fome de que? O que isso questiona?

a) ( ) a música questiona que realmente a gente tem sede e fome de Arte, pois o governo precisa investir em Cultura e Arte, diversão, pois todos tem direito.
b) ( ) a música questiona que as pessoas são acomodadas e não procuram seus direitos
c) ( ) a música questiona a falta de informação das pessoas menos favorecidas.
d) ( ) n.d.n. (nenhuma das alternativas

5) Na sua concepção, qual é a mensagem que a música transmite? Para quem é essa mensagem?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6) O que foi mais fácil para sua compreensão da letra dessa música?

a) ( ) a letra da canção
b) ( ) a canção (ouvida)
c) ( ) o vídeo assistido

7) Qual é a diferença de estrutura e de sentido desse texto com o texto “Tecnologia” discutido nas aulas anteriores?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8) E você, tem fome e sede de quê? Só de comida? (responda no verso).

terça-feira, 1 de setembro de 2009

O Português de muitos brasileiros



CRIAÇÃO DO BLOG PARA O GESTAR II

Olá caros professores, criamos este blog para interagirmos sobre nossas atividades do Gestar II - Língua Portuguesa. Fiquem à vontade para tecer suas postagens e comentários.

Grato: Prof Antonio.